O que é Internet das Coisas (IoT)

O que é Internet das Coisas (IoT)

10 de setembro de 2019 Off Por Microdata

A “Internet das Coisas”  ou Internet of Things (IoT) se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à uma rede mundial de computadores.

O foco da IoT é voltado para todos os demais equipamentos do dia a dia de um indivíduo, instituição, empresa ou mesmo de uma cidade inteira, aqueles que você não imaginaria num primeiro momento que podem se beneficiar da rede.

Sua TV ou videogame são os exemplos mais óbvios de dispositivos que migraram do mundo offline para o online, mas pense também em sua geladeira, fogão, lâmpadas, aspirador de pó, ar-condicionado, fechaduras, aparelho de som, carro, câmeras, Tênis, pulseiras e etc. Todos esses dispositivos podem receber sensores que os permitam conectar-se à internet e oferecer recursos extras.

Por exemplo com as fábricas: a Internet das Coisas pode ajudar a medir em tempo real a produtividade de máquinas ou indicar quais setores da planta precisam de mais equipamentos ou suprimentos.

Além disso imagine prateleiras  inteligentes que podem informar em tempo real quando determinado item está começando a faltar, qual produto está tendo menos saída, visando assim uma promoção ou um novo reposicionamento. Imagine ainda informar quais horários determinados itens vendem mais, ajudando assim na elaboração de estratégias de vendas.

A IoT oferece novas maneiras para as organizações gerenciarem e monitorarem operações de maneira remota. Ela permite a supervisão de locais remotos, alimentando informações constantemente em aplicativos e armazéns de dados.

Fazendo com que o baixo custo das “coisas” permita a observação e o gerenciamento de atividades que anteriormente estavam fora de alcance. Por isto a IoT veio mudar na nossa realidade, porque agora tudo à nossa volta tem inteligência, e está interconectado, de modo que nós passamos a ter acesso aos dados, ou melhor, à informação.